22 de março de 2023
Para você que deseja conquistar o sonho da casa própria e não dispõe do valor à vista para a compra, saiba que existem duas opções bastante utilizadas para essa realização: o financiamento imobiliário e o Consórcio.
Antes de tudo, é fundamental realizar um planejamento financeiro antes de tomar qualquer decisão sobre o pagamento.
Devido às altas taxas de juros do mercado (como a Taxa Selic) as pessoas têm buscado uma alternativa, o que nos leva diretamente para os consórcios imobiliários como resposta. Pelo fato de cobrarem correção anual dos valores das parcelas e do saldo devedor, o consórcio tem sido uma opção atrativa para quem almeja conquistar o seu próprio imóvel.
Na outra ponta, temos o financiamento imobiliário, oferecendo um prazo maior de pagamento, por consequência mais juros cobrados, porém o valor das parcelas ficam menores.
Vamos entender melhor esses pagamentos que tem facilitado o sonho de muitas famílias.
O que é financiamento?
O financiamento imobiliário, é o método mais popular para quem está prestes a conquistar o seu imóvel. Resumindo, um comprador escolhe o seu imóvel e faz a simulação do seu financiamento com um banco para pagar o bem, sendo aprovado, o banco faz a realização do pagamento direto para o vendedor e automaticamente o comprador obtém, a partir de então, um saldo devedor com o banco financiador.
O financiamento mais popular atualmente são: financiamento da Caixa e o programa habitacional reestruturado recentemente Minha Casa, Minha Vida.
O que é Consórcio imobiliário?
O consórcio imobiliário é o pagamento mensal de uma carta de crédito disponibilizada por uma instituição financeira que reúne um grupo de pessoas que têm o mesmo objetivo de comprar um imóvel.
Sendo assim, essas pessoas realizam o pagamento mensal da carta onde o valor é “guardado”, e a cada mês é realizado sorteios onde uma pessoa do grupo acaba sendo contemplada para o resgate do valor total da carta de crédito e realiza o pagamento do imóvel.
Mas, caso o participante queira antecipar a carta de crédito, ele pode realizar lances durante o processo. Geralmente, o participante que oferece o maior lance dentro do mês acaba levando o valor da carta primeiro.
Consórcio imobiliário e financiamento, como funcionam?
Quando optamos pelo consórcio, precisamos ter em mente que o valor do imóvel será dividido pela duração do consórcio, tempo que será definido no fechamento do grupo.
Como já citamos, o recebimento do valor da carta de crédito é definido através de sorteios realizados mensalmente pela administradora do consórcio, onde a pessoa sorteada receberá o valor e pagará o imóvel.
Lembrando que até a quitação do consórcio, o imóvel fica totalmente alienado à instituição financeira que disponibilizou o consórcio, ou seja, até a quitação o imóvel é propriedade da administradora.
Já o financiamento é basicamente um empréstimo, ou seja, o comprador aciona um banco e faz uma solicitação do valor necessário, passando por uma avaliação. Sendo aprovado o banco faz a liberação do valor.
Geralmente, os bancos liberam no máximo 80% do valor total necessário, sendo assim, para conseguir financiar seu imóvel é importante ter um valor de entrada que pode variar em torno de 20% a 30% do valor do imóvel.
Diferenças entre consórcio e financiamento? Vamos descobrir!
Até o momento, a única semelhança que notamos entre os pagamentos é a possibilidade do parcelamento. Abaixo alguns diferenciais entre ambos.
Taxas: O financiamento é sujeito a imposto e taxas de juros, ainda mais quando a taxa selic está alta. Já no consórcio o pagamento é realizado apenas da taxa de administração inclusa nas parcelas.
Aquisição do bem: Como estudamos aqui, a aquisição pelo consórcio não é imediata, é preciso aguardar sua vez de ser contemplado. Optando pelo financiamento sendo aprovado permite que a compra seja de imediato.
Burocracia: Já percebemos que no consórcio a burocracia é razoável, por isso contém a inadimplência com o não pagamento. Agora no financiamento, as administradoras fazem a análise de crédito e o cliente passa por provações e dependendo cobram valor de entrada.
Agora que você sabe as diferenças, consórcio e financiamento, qual a melhor opção para você no momento? Uma dica? Antes de decidir é bacana pesquisar e fazer simulações antes de tomar qualquer decisão.
RELACIONADOS
QUEM GOSTOU, TAMBÉM VIU:
07 de agosto, 2024
02 de agosto, 2024
17 de julho, 2024
01 de julho, 2024
28 de junho, 2024
19 de junho, 2024
29 de abril, 2024
18 de abril, 2024
21 de fevereiro, 2024
17 de fevereiro, 2024
07 de fevereiro, 2024
01 de fevereiro, 2024
29 de janeiro, 2024
13 de dezembro, 2023
13 de outubro, 2023
26 de setembro, 2023
28 de outubro, 2022