28 de outubro de 2022
É fundamental que você escolha o financiamento mais apropriado e que caiba dentro do seu bolso.
É primordial que você conheça os tipos de financiamento para não errar na hora de escolher qual o melhor para o financiamento do seu imóvel. Essas é umas das dúvidas que mais surgem na hora de comprar a casa própria, pois, o financiamento é uma ótima porta de escape para conquistar seu imóvel quando não se tem o valor à vista.
Antes de fazer uma boa escolha, é necessário conhecer bem as opções que tem em mente. Para se fazer um bom negócio saiba analisar todas as alternativas, conhecer os juros, taxas e condições para determinar a melhor opção ao seu caso.
Afinal, quais são os tipos de financiamentos imobiliários?
É importante conhecer todas as possibilidades e financiamentos disponíveis no mercado. Um ponto importante é que existem diferenças entre eles, isso depende muito da instituição bancária.
Sistema Financeiro de habitação (SFH)
Com financiamento oferecido pelo SFH é possível comprar um imovel utilizando os recursos do FGTS e de contas poupança para que seja possível a liberação de crédito. Em um contexto geral, a maioria dos financiamentos usa essa modalidade. Criada para auxiliar o mercado imobiliário e, portanto, é regida pela Lei n°4.380 de 1964.
Com o SFH, ficou mais fácil obter a aprovação do financiamento, até mesmo para as famílias que antes não conseguiam financiar a casa própria. Isso porque de acordo com as características do financiamento, 80% do valor do imóvel pode ser financiado, incluindo as despesas acessórias. Alguns aspectos dessa modalidade:
-valor do bem tem que ser até R$ 1,5 milhão;
-custo efetivo máximo (cem) não pode ser superior a 12% ao ano;
-custo efetivo total (cet) com alíquotas e seguros habitacionais- como morte e invalidez
Para adquirir esse financiamento à mesma família não pode ter nenhum outro em aberto. E vale lembrar que é preciso ter o correspondente a 10% do valor total do imóvel para poder utilizar o FGTS como abatimento.
Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)
Com o SFI, algumas famílias conseguem adquirir casas grandes e apartamentos sem tantas burocracias, além de conter boas taxas, já que há a possibilidade de negociação com a instituição bancária. Porém, aderindo a essa modalidade não é possível utilizar o FGTS para abater o valor do imóvel.
Em alguns casos que não se enquadram no SFH, a modalidade SFI pode ser usada, desde que ela seja capaz de suprir as suas demandas. Em geral o SFI é bem utilizado por investidores do ramo imobiliário, bem como para financiamentos de altos valores.
Programas Habitacionais
Esses tipos de programas habitacionais criados pelo governo federal tem como foco viabilizar a aquisição de imóveis para as famílias de baixa renda.
Para que as famílias consigam esse financiamento é necessário preencher os requisitos que possibilitam a compra do imóvel de maneira facilitada, assim, obtendo juros e taxas reduzidas e, até mesmo, subsídios.
O programa habitacional mais vigente do governo era o Minha Casa Minha Vida que, no entanto, passou por mudanças e, atualmente , há o Programa Casa Verde e Amarela, atendendo famílias com renda de até 7.000,00.
Sabe quais são os tipos de amortização ?
A amortização em um financiamento é o mesmo que diminuir o valor original. Ou seja, cada vez que uma parcela for quitada, o cliente está amortizando o valor devido. Por isso, além das opções de financiamentos, é necessário também analisar os tipos de amortização e saber qual a melhor para você. Vemos a seguir!
Sistema de Amortização Constante (SAC)
Na modalidade amortização SAC, juros são calculados sobre o saldo devedor, sendo assim, o valor das parcelas acabam sendo diminuídos com o passar do tempo. Portanto, a amortização é fixa e há uma redução do valor a ser pago com juro.
Tabela Price
Também conhecido como sistema francês de amortização, Tabela Price é um método usado em amortização de empréstimo cuja sua principal característica é apresentar parcelas iguais. Essa modalidade é bastante utilizada no exterior, não sendo comum no Brasil.
Dessa maneira, de acordo com a quitação das parcelas , os juros são reduzidos, uma vez que sua cobrança índice o montante que ainda se deve ao banco. No Brasil, essa modalidade passou por algumas reformulações e, em geral, as parcelas não são mais fixas, e mudam de acordo com a inflação.
Sistema de Amortização Crescente (SACRE)
O Sacre engloba, na mesma modalidade, o SAC e a Tabela Price. Dessa maneira, algumas parcelas apresentam valores crescentes até um valor determinado e, a partir de então, passam a diminuir.
E aí, achou o ideal para você?
RELACIONADOS
QUEM GOSTOU, TAMBÉM VIU:
22 de novembro, 2024
07 de agosto, 2024
02 de agosto, 2024
17 de julho, 2024
01 de julho, 2024
28 de junho, 2024
19 de junho, 2024
29 de abril, 2024
18 de abril, 2024
21 de fevereiro, 2024
17 de fevereiro, 2024
07 de fevereiro, 2024
01 de fevereiro, 2024
29 de janeiro, 2024
13 de dezembro, 2023
13 de outubro, 2023
26 de setembro, 2023