26 de março de 2023
A amortização é uma redução do valor de uma dívida a partir de pagamentos fixos ou variáveis. A amortização em um financiamento imobiliário pode ser a sua maior aliada para reduzir as parcelas do seu imóvel.
Ao assumir um financiamento de imovel, o valor emprestado pelo banco gera acréscimos de juros, com isso tende a aumentar o valor das parcelas. Eles automaticamente são distribuídos nas parcelas durante o período do financiamento, acumulando algumas taxas.
Geralmente, o titular do financiamento paga uma parcela a cada mês e segue com as taxas até o final do contrato, levando a quitação até 30 anos. A amortização do saldo total, geralmente, está prevista em cláusula no contrato do financiamento e pode ser realizada a qualquer momento e em quantas vezes o responsável desejar.
A amortização no financiamento imobiliário
Para quem tem uma renda mensal estabilizada, a amortização é um excelente negócio para quem deseja quitar em pequeno prazo o seu financiamento. Sendo assim, você pode optar por amortizar o valor das prestações ou reduzir o tempo do débito. Aqui podemos pagar um valor mais baixo nas parcelas mantendo o prazo final, ou reduzir o tempo mantendo o valor como está.
A maioria dos especialistas indicam que as melhores opções para amortizar é aquela que permite diminuir o prazo final, para evitar atrasos futuros pelos juros cobrados.
Tipos de amortização
Veja os principais tipos de amortização e entenda cada um deles.
SAC: Sistema de Amortização Constante, nesse modelo percebemos que a amortização será feita a partir de parcelas decrescentes. Sendo o modelo mais utilizado em financiamentos de longo prazo.
SA: Sistema Alemão, aqui o total do débito é liquidado a partir da antecipação de juros em parcelas iguais.
TP: Tabela Price, nessa modalidade você começa efetuando o pagamento do financiamento com menos juros, mas, que ao longo do tempo vai aumentando até final da quitação.
SAM: Sistema de Amortização Misto, aqui temos a junção do SAC e PRICE, onde os cálculos são feitos a partir da média da soma das parcelas de ambos.
Vantagens e desvantagens da amortização
Antes de tomar qualquer decisão que influencia seus gastos é necessário entender todas as vantagens e desvantagens que isso pode lhe causar. Veja abaixo quais são as vantagens e desvantagens de realizar a amortização em seu financiamento.
Vantagens como:
Desvantagens como:
Fique por dentro dos nossos conteúdos e nos siga nas redes sociais.
RELACIONADOS
QUEM GOSTOU, TAMBÉM VIU:
22 de novembro, 2024
07 de agosto, 2024
02 de agosto, 2024
17 de julho, 2024
01 de julho, 2024
28 de junho, 2024
19 de junho, 2024
29 de abril, 2024
18 de abril, 2024
21 de fevereiro, 2024
17 de fevereiro, 2024
07 de fevereiro, 2024
01 de fevereiro, 2024
29 de janeiro, 2024
13 de dezembro, 2023
13 de outubro, 2023
26 de setembro, 2023